Páginas

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Ambliopia

O que é Ambliopia?

        Também chamado de “olho preguiçoso” ou “olho vago”, o amblíope tem redução ou perda da visão num dos olhos, e mais raramente em ambos, devido à falta de desenvolvimento adequado durante a infância. Especificamente para o sistema visual, a maturação do Sistema Nervoso Central estende-se até os 6-7 anos de idade. Os pais precisam estar cientes desta condição para poder proteger a visão de seus filhos, pois a ambliopia precisa ser tratada durante a infância.

         Recomenda-se que as crianças sejam examinadas por um oftalmologista antes dos 3 anos de idade. Caso exista um histórico familiar de estrabismo, catarata congênita ou outra doença ocular da infância o oftalmologista deverá examinar a criança mais precocemente.

     As alterações que levam à ambliopia, com mais freqüência, são o estrabismo (olho torto), os erros de refração (a anisometropia, ou seja, diferença de grau entre os olhos) e a catarata congênita.

       No caso do estrabismo a imagem do olho desviado é suprimida, para evitar a visão dupla, e a criança utiliza apenas o melhor olho, tendendo a eliminar a visão do olho ruim. Em resumo, um dos olhos fica cego , se não houver tratamento.

          A anisometropia é considerada como fator para uma ambliopia quando a diferença entre as graduações dos olhos é superior a 2,0 graus, seja por miopia, hipermetropia ou astigmatismo. Quando um olho tem mais miopia, hipermetropia ou astigmatismo que o outro, o olho com visão borrada (fora de foco) é suprimido e pode tornar-se ambliope. Este é o tipo de ambliopia mais difícil de ser detectado, pois os olhos parecem normais.

          A outra causa da ambliopia é a existência de uma barreira à chegada da luz à retina em toda a sua intensidade, impedindo a formação de uma imagem bem definida. Existem causas diversas, sendo a mais comum a catarata congênita. Em geral é a forma mais severa da ambliopia.

Como tratar a Ambliopia?

     Para corrigir a ambliopia é necessário que a criança force o desenvolvimento do olho fraco. Isto é feito em geral através da oclusão (uso de tampão) do olho bom. A adequada prescrição de óculos é indispensável, corrigindo-se a deficiência visual antes de se iniciar a terapia com oclusão.

Menino com tampão
            O resultado do tratamento vai depender da severidade da ambliopia e da idade da criança quando feito o diagnóstico. O oftalmologista pode fornecer a orientação adequada para corrigir a ambliopia, no entanto a participação dos pais é fundamental. O sucesso do tratamento depende do interesse e envolvimento dos pais e de sua habilidade em conquistar a confiança e colaboração da criança.

            O tratamento da ambliopia é barato, não invasivo e o bom resultado é extremamente gratificante para o médico. A criança também é envolvida, pois a colaboração com o médico, a aderência ao tratamento e o esforço pessoal são determinantes na recuperação da acuidade visual. O tratamento pode ser resumido na oclusão do olho bom até a recuperação da visão do olho amblíope. Este tratamento resulta da mistura de ciência, experiência pessoal e arte.
         A oclusão com a qual se obtém melhor resultado é aquela aplicada diretamente na pele. Entretanto, algumas crianças não gostam de usá-las. Para facilitar o seu uso pode-se decorar o tampão com desenhos, colocar em bonecas, brincar de piratas, etc... No óculos não terá o mesmo efeito pois a criança olha por cima das lentes.

          O tratamento da ambliopia começa com o uso de óculos para a correção óptica, seguida da oclusão do olho de melhor acuidade visual. Isto é feito para permitir que o olho mais fraco se desenvolva. A oclusão do olho bom geralmente não é bem aceita pela criança (que não quer ficar enxergando apenas com o olho ruim), mas a persistência dos pais no tratamento deve ser mantida para a recuperação da visão da criança.

            Quando o tratamento é seguido corretamente sob orientação médica e na época adequada, a cura ocorre na grande maioria dos casos.

            Se o olho amblíope não for tratado terá uma perda visual irreversível e a criança terá 50% de chance de ficar cega, uma vez que ninguém está isento de ter uma doença ou acidentar um olho bom em alguma época da vida.

        Portanto os pais devem seguir os seguintes passos: verificação da acuidade visual em idade pré-escolar, diagnóstico precoce pelo médico, iniciar o tratamento de imediato, uso de óculos (não existe idade mínima para o uso de óculos) e finalmente manutenção do tratamento e persistência dos pais ou responsáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário