Páginas

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Introdução sobre o que e e o que faz o Rotary Club de Arujá

     ROTARY é uma rede global de voluntários, integrada por líderes profissionais e empresários dedicados à prestação de serviços humanitários que incentiva a prática de altos padrões éticos e a promoção da paz e boa vontade no mundo.

     Paul Harris, o fundador do ROTARY, era um jovem advogado íntegro, alegre e comunicativo que foi tentar a vida em uma cidade grande, Chicago, na época ainda cidade de pioneiros.  Era o início do século XX, mas já naquele tempo a corrupção era aceita com resignação, embora houvesse forte reação dos homens de negócio e profissionais decentes e respeitáveis.

   Paul Harris sentiu-se isolado naquela cidade e tinha saudade de sua pequena cidade natal onde o comportamento das pessoas era diferente, e do convívio de familiares e amigos.

    Imaginou, então, uma associação de homens que sentissem o mesmo vazio em suas vidas e expôs sua idéia a um cliente, engenheiro de minas, que aceitou o desafio. Os dois levaram-na para mais dois amigos, um alfaiate e um comerciante de carvão, que logo começaram a se reunir periodicamente, cada vez em seu local de trabalho.

    Foi assim que começou o ROTARY, em 23 de Fevereiro de 1905, na cidade de Chicago, Illinois, EUA. Os quatro companheiros eram: Gustav Loehr (Engenheiro de Minas), Hiran Shorey (Alfaiate), Silvester Schiele (Comerciante de Carvão) e Paul Percy Harris (Advogado).

  Como se vê, Rotary não é um clube de elite e seu propósito é o companheirismo, visando ao auxílio mútuo entre seus membros que são pessoas com elevado espírito de ética em seus negócios, e objetivando a prestação de serviços à comunidade.

   Hoje no mundo temos 33.692 Rotary Clubes que congregam 1.217.157 rotarianos distribuídos em 211 paises e regiões, constituindo 534 distritos. No Brasil temos 2.332 Rotary Clubes onde se reúnem 53.024 rotarianos, distribuídos em 38 distritos. Há 10.269 rotarianas.

   Para se associar ao Rotary a pessoa precisa ser proprietário, sócio ou gerente de qualquer negócio ou ser profissional de qualquer categoria liberal útil e idonea, e que desempenhe uma função executiva com ampla autonomia para poder ter comando de seu tempo e assumir compromissos, e que, sobretudo queira servir ao próximo e não ser servido pelo Clube.

   Essa condição é necessária, mas não suficiente, porque é preciso ser convidado para ingressar no Rotary, e ter o seu nome aprovado pela unanimidade dos sócios do Clube. Cada rotariano é especial.

     O ROTARY CLUB DE ARUJÁ reúne-se às 5ª Feiras no Salão do Restaurante do Condomínio Arujazinho III a partir das 19:30 hs e você está convidado a conhecer o nosso trabalho. Seja benvindo ao mundo do ROTARY CLUB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário