Páginas

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Cores do ouro - ourivesaria

        O ouro 24 K (ouro puro ou ouro 1000) é um metal extremamente maleável na cor amarela.  Para que esse metal seja apropriado para a confecção de jóias, são feitas ligas com outros metais que acrescentam cor e resistência ao metal.  A cor do ouro não define seus quilates e a cor mais avermelhada não corresponde a uma liga de ouro mais forte.  A cor do ouro é definida conforme sua liga.

        A adição de outros componentes como, por exemplo, alumínio, ferro, índio e cobalto mudam a coloração dos metais para cores como azul, violeta, marrom e preto, mas também mudam as propriedades mecânicas, físicas e químicas das ligas, deixando as peças quebradiças e com alto ponto de fusão.

       As cores das ligas seguem normas internacionais que possuem como parâmetro a nomenclatura CIELAB.  Esta norma descreve todas as cores visíveis pelo olho humano e foi criado para servir como um modelo independente a ser usado como referência. Com o objetivo de padronizar as cores do ouro, foi criada uma nomenclatura própria de coloração, usualmente intituladas 1N, 2N, 3N, 4N e 5N.

Tabela de composições para ligas de ouro 18 K

COR
OURO
PRATA
COBRE
RESULTADO
1N
75 G
17,50 G
7,50 G
AMARELO ESVERDEADO
2N
75 G
15,0 G
10,0 G
AMARELO MAIS CLARO
3N
75 G
12,50 G
12,50 G
AMARELO MAIS AVERMELHADO
4N
75 G
10,0 G
15,0 G
ROSÉ
5N
75 G
0,0 G
25,0 G
VERMELHO

75 G
25,0 G
0,0 G
VERDE

75 G
prata
zinco
AZUL

75 G
prata
Ferro (ou aço)
NEGRO

75 G
12,50 G
12.50 G (paládio)
OURO BRANCO

        A Platina é um metal utilizado no seu estado puro, porém como é um metal muito duro para se utilizar na Joalheria, optou-se por utilizar ligas que compusessem o Ouro Branco. 

      O ouro branco é tão valioso quanto o de outras cores.  É uma liga composta por ouro e outros metais brancos. Normalmente ele é composto a partir da mistura com o níquel ou a prata e o paládio.  O paládio é mais utilizado pois o níquel causa alergia a uma parcela dos consumidores. Por esta razão, seu aspecto final é opaco e acinzentado. Para que tenha brilho, é necessário que passe por um processo técnico de acabamento popularmente conhecido como “banho de ródio”, que é um metal na forma líquida que se acumula na superfície do ouro branco ou de outros metais.

         Basicamente este processo consiste na imersão da jóia em um aparelho específico, onde é colocado um outro metal em estado sólido (geralmente a platina) que faz com que o ródio em seu estado líquido se fixe na jóia. 

      É comum que após um longo período de uso a jóia de ouro branco necessite de um novo banho de ródio, uma vez que o uso frequente da peça pode desgastar o seu brilho.  Quando isto acontecer, basta levar a peça à ÓTICA GOLD VISION e solicitar um novo banho.  Desta forma você estará garantindo para sempre o brilho e a beleza de suas jóias.

        O ouro branco não deve ser confundido com o PP (prata/paládio), liga utilizada na composição de um metal branco que não leva ouro, porém após ser rodinado fica com a mesma aparência de uma peça de ouro branco ou platina.

           Por tudo isso você está convidado a levar as suas jóias à ÓTICA GOLD VISION num limite de 3 peças por pessoa para serem polidas gratuitamente.  Não importa se são correntes, anéis, brincos ou medalhas.  Elas merecem o carinho por serem feitas com o metal mais nobre.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário