Páginas

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Pallets Paraíba

Paraíba - Pallets Paraíba 
            Pálete, do francês palette, é um estrado de madeira, metal ou plástico que é utilizado para movimentação de cargas.

       A função do pálete é a otimização do transporte de cargas, que é conseguido através da empilhadeira e da paleteira, obtendo com isso vantagens como:

- redução do custo homem/hora;
- menores custos de manutenção do inventário bem como melhor controle do mesmo;
- rapidez na estocagem e movimentação das cargas;
- racionalização do espaço de armazenagem, com melhor aproveitamento vertical da área de estocagem;
- diminuição das operações de movimentação;
- redução de acidentes pessoais;
- diminuição de danos aos produtos;
- melhor aproveitamento dos equipamentos de movimentação;
- uniformização do local de estocagem.
Empilhamento dos pallets para transporte 
        Introduzido no mercado em 1990 pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e entidades que fazem parte do Comitê Permanente de Paletização (CPP), com a assessoria do Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Universidade de São Paulo (IPT-USP), depois de vários anos de testes e ensaios, o pálete padrão PBR é o modelo ideal para a movimentação e armazenamento de mercadorias no Brasil. Foram analisados extensos estudos para a especificação do modelo, tamanho e outras variáveis, visando a criar o pálete mais versátil, que atendesse o maior número de segmentos da indústria, sendo para tanto, economicamente viável. As vantagens do produto são inegáveis para toda a cadeia de distribuição, incluindo os próprios fabricantes. Com a padronização da medida, em 1,00 x 1,20m, e da estrutura de construção, pela primeira vez passou a ser economicamente viável a manutenção de estoques de páletes para venda futura.

          Na teoria é muito bonito, mas o José Fernandes Barbosa dos Santos, o Paraíba, nascido em 17 de Julho de 1953, nem se imaginava nesta atividade quando saiu da Paraíba e veio para Guarulhos trabalhar como mecânico de tratores em 1971. Em 1988 resolveu vir morar em Arujá e foi trabalhar na RCN. Mas em pouco tempo resolveu montar um bar no bairro onde morava, Vila Pilar. Um dia foi fazer um “bico” numa fábrica reformando páletes. Gostou e passou a produzir para a fábrica, usando a própria calçada de sua casa. Era 1999 e só tinha este cliente mas foi acrescentando outros e hoje tem 1.600 m2 de área industrial na avenida Adília Barbosa Neves , Jordanópolis, com mais de 20 funcionários e produzindo mais de 18.000 páletes em madeira por mês. Tem mais de 70 clientes como a FAI (Fundição Aço e Inox Ltda.), a FEY Ind. e Com., Vitor Laser, Vibtech, Premioplastic, Caldeiraria Universal, Milano Técnica, MTA, Plenitude, Editora FTD, Editora Moderna, Editora Lisgráfica, Editora Globo, Editora Bandeirante, Editora IBEP, dentre tantos outros.

      Esta foi a oportunidade que Arujá ofereceu ao Paraíba, que soube aproveitar e montou sua empresa com a sua família e agradece muito a esta terra. Obrigado Arujá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário