Páginas

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Processo de fabricação de joias

      Na fabricação de jóias são utilizados basicamente quatro processos industriais além da confecção manual propriamente dita. São eles: a estamparia, a fundição por cera perdida, a eletroformação e a correntaria. Mesmo nos processos industriais não se dispensa algum tratamento manual principalmente no acabamento.

TRABALHO MANUAL

         Este tipo de jóia é feito geralmente sob encomenda do consumidor que escolhe o desenho, material e o acabamento. Para a fabricação da jóia artesanal é preciso um amplo conhecimento na área pois são inúmeras operações diferentes tais como: fundição do metal, laminação, soldagem a gás, lixamento, polimento, tratamentos químicos, tratamentos térmicos, trefilação, etc. Cada uma dessas operações requer um tipo de equipamento diferente. É o joalheiro quem faz a jóia exclusiva, uma perfeita obra de arte.

ESTAMPARIA

       O processo de estamparia resume-se a impor a uma lâmina de metal determinado formato, proveniente de uma matriz com o “desenho” a ser estampado na prata ou ouro. O processo de estamparia é destinado principalmente à produção em larga escala, porém pode ser feito para pequenas séries.

  O processo em si consiste em utilizar um “macho” com o formato que se deseja na face, e bater esta peça matriz sobre a lâmina que se deseja estampar a imagem. Este processo é geralmente utilizado para a produção de imagens de santos onde as lâminas são bem finas e fáceis de serem trabalhadas. Podem ser feitas duas peças (frente e verso) e depois soldadas.

 Nas grandes produções industriais são utilizadas prensas (excêntricas, hidráulicas ou de fricção) e matrizes com alto custo de produção.

FUNDIÇÃO

 Essa técnica funciona da seguinte forma: um criador de modelos talha uma jóia, que servirá de molde para fazer uma fôrma de borracha para a produção de moldes de cera; ou seja, a jóia é colocada na máquina que formará um molde de borracha. Esse molde é levado para a injetora de cera que irá adicionando cera na máquina formando vários moldes que agrupados chamamos de “árvore”, que então é colocada dentro de um recipiente metálico, onde é colocado gesso (calcinação), e levado a um forno ligado em alta temperatura (100 graus aproximadamente). 


 Depois que o gesso endurece, é feito um pequeno furo para que a cera derretida escorra (decenerador), deixando nas cavidades internas do cilindro, o formato do molde da jóia. Só então o ouro ou a prata (em estado líquido) é injetado dentro do molde. A seguir o gesso é dissolvido em uma lavagem a jato de água, revelando as jóias, que a partir daí, passam por um tratamento de polimento, cravação de gemas e acabamento. Assim que a peça se solidifica, o molde é inutilizado. Por causa das características desse processo, ele também pode ser chamado de fundição por moldagem em cera perdida. É um processo para ser utilizado na produção de um grande número de peças com as mesmas dimensões umas das outras ou quando se quer uma cópia fiel de uma peça que pelos detalhes não é possível ser feita manualmente.

CORRENTARIA

 Antigamente as correntes eram feitas à mão e por isso costumavam ser grossas e desajeitadas. Só com a ajuda de máquinas especiais, é que passaram a ser mais delicadas. Semelhante ao tricô, as máquinas criam pontos simples ou elaborados, formando correntes de diferentes modelos. A seguir, basta cortá-las no comprimento desejado, soldar as argolas terminais e colocar um fecho apropriado.

ELETROFORMAÇÃO

        Esta técnica de produção tem muito efeito visual, ou seja, pode-se criar peças muito grandes, porém muito leves. O processo de eletroformação consiste em envolver (como um banho) uma peça com algum metal (este processo não é exclusivo para a fabricação de jóias), de forma que após a retirada da peça original, obtenha-se uma peça idêntica, oca, portanto leve e resistente.

     A eletroformação foi criada porque as mulheres, sempre quiseram usar peças grandes e de efeito, mas com absoluto conforto. Imagine por exemplo um par de brincos enormes, confeccionados de maneira tradicional. Decerto, poucas pessoas suportariam o peso dessa jóia em suas orelhas. Como no processo de cera perdida, o primeiro passo desse processo é a criação de um modelo da peça num molde de borracha, que recebe cera quente, gerando assim várias réplicas em cera. A seguir, essas réplicas são recobertas com uma fina camada de uma solução metálica que conduz eletricidade. Quando essas réplicas são colocadas dentro de uma solução especial, o ouro ( cuja carga elétrica é oposta a da camada metálica ) é atraído para cima da cera. Então, é feito um pequeno furo em cada uma das jóias, para que assim que elas forem expostas ao calor, a cera derreta e saia pelos orifícios.

        Na GOLD VISION confeccionamos manualmente qualquer tipo de jóia em ouro ou prata. Se você tem uma jóia que precisa ser consertada ou polida traga que consertamos com rapidez e precisão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário