Páginas

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Turismo rural

            De acordo com a Wikipedia.org, a encoclopédia acessada via inernet, “turismo rural é uma modalidade do turismo que tem por objetivo permitir a todos um contato mais direto e genuíno com a natureza, a agricultura e as tradições locais, através da hospitalidade privada em ambiente rural e familiar. As atividades turísticas no meio rural constituem-se da oferta de serviços, equipamentos e produtos de: hospedagem, alimentação, recepção à visitação em propriedades rurais, recreação, entretenimento e atividades pedagógicas vinculadas ao contexto rural e outras atividades complementares desde que praticadas no meio rural, que existam em função do turismo ou que se constituam no motivo da visitação. Nomeadamente, pode apresentar como atração as plantações e culturas em áreas onde as mesmas, porventura, sirvam de referência internacional no chamado agronegócio.”

             Arujá, que é por nós chamada de “Cidade Natureza” já deveria ter um histórico maior nessa área, porém conta somente com o esforço de alguns empresários que têm uma visão diferente mas já colhem alguns resultados. Trabalham com os próprios recursos e com pouco ou nenhum apoio e orientação profissional. Mas no fim o resultado é bonito, pois torna o empreendimento bem aconchegante e caseiro, onde o cliente sente-se bem à vontade em meio à natureza.

             Mas é evidente que quem se propõe a abrir um negócio para atender ao público e principalmente na área de alimentação e lazer precisa de orientação profissional. A Prefeitura de Arujá, embora tenha feito poucas ações nessa área tem planos através da Secretaria de Cultura e Turismo, com seu novo titular Vicente Nasser do Prado (Souzão), de dar apoio a empresários que pretendam iniciar projetos na área de turismo rural. O primeiro ato foi reorganizar a Secretaria. Neste momento está destacado o funcionário Afrânio Barreto para fazer um mapeamento das opções turísticas e realizar um folheto para dar início a um trabalho de divulgação profissional.

          Com esta preocupação o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), órgão da Federação de Agricultura do Estado de São Paulo, através de seu coordenador Wagner já iniciou projetos em Arujá, dando cursos de formação em turismo rural. No ano de 2009 e 2010 Arujá contou com cursos ministrados pela instrutora Fanny Paulina Kriechle Kuhmle, 65 anos, formada em História e Direito, vinda de Araçoiaba da Serra, no interior paulista. Fanny tem uma pousada rural há mais de 20 anos e veio no ano passado a Arujá para ensinar a cerca de 25 interessados noções de turismo rural em geral, panificação artesanal, aproveitamento de alimentos e preservação do meio ambiente. O curso é direcionado para pessoas que tem interesse na exploração do turismo rural, hípicas, turismo pedagógico ambiental, desenvolvimento de eventos relacionados com a natureza, apiários, etc. Uma grande incentivadora é a ex-vereadora Ana Poli, que também foi Secretária de Cultura e Turismo no município.

         Flávio Henrique Alves Barbosa, de Santa Isabel, fez o curso pois pretende profissionalizar uma grande paixão que é a criação de abelhas. O Sr. José Barbosa e a dona Filomena Norte Barbosa fizeram o curso para se profissionalizarem e entrar nesta área pois têm muitos planos, além de adorar a natureza e tudo o que se refere a ela. Gley e Sandra são veterinários e vivem na Estrada do São Domingos onde estão desenvolvendo uma hípica. Já oferecem hospedagem e tratamento a animais e querem oferecer serviços cada vez melhores, inclusive inaugurar o local onde pretendem dar aulas de hipismo e alugar cavalos para passeios pela região. Hilmar Barbosa pretende montar em sua área uma estufa para produzir flores, no início como hobby e depois quem sabe de forma empresarial. Já o Geraldo Américo Calderaro estuda a instalação de uma pousada em sua área que é de preservação e que também fica na região da Penhinha.

            A AMITur (Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico) inclui Arujá no consórcio denominado “Circuito Turístico Caminho das Águas Nascentes”, cujo principal tributo é a nascente do Rio Tietê, juntamente com outras 10 cidades (Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Santa Isabel, Suzano e a destacada Salesópolis, onde nasce o Tietê). É uma ótima opção de turismo, lazer e inúmeros hotéis-fazenda, pousadas, parques, haras, pesqueiros e restaurantes. Arujá é citada como integrante do circuito oferecendo como opções a Igreja da Penhinha e o Lago São Domingos.

            Os empreendimentos na área de turismo rural são muito recentes em nossa cidade. Como um dos mais antigos podemos destacar o pesqueiro do Zeu, que é dentista e um apaixonado pela natureza. Sendo assim adaptou sua área no bairro da Penhinha para o início desta atividade. Lincoln Izumi, mais conhecido como China, tinha acabado de chegar do Japão onde havia passado um período trabalhando e freqüentava o pesqueiro juntamente com um amigo, o Jurandir. Em 2004 os dois amigos resolveram arrendar o empreendimento e com o aumento da clientela vieram além da sua esposa, seu pai, Marcelo Izumi, sua mãe Helena e seu irmão Alexandre. Logo depois Jurandir retirou-se do empreendimento e China resolveu desenvolver o restaurante que hoje podemos considerar como o ponto forte, abrindo todos os dias para o almoço. É um ambiente bem cuidado com um deck de onde podemos observar os 3 lagos com tilápias, carpas, pacus, etc...

            Em Junho de 2007 a dona Maria e o José Alves que já tinham uma pequena venda na Estrada do Retiro, resolveram começar a servir almoços feitos da única forma que ela conhece, no fogão a lenha. Desta forma surgiu o Cantinho da Cozinha Mineira, que já atrai um público fiel que fez com que eles ampliassem o salão para atender a clientela crescente aos finais de semana. Nessa mesma época o Sr. Kioshi Murayama e a dona Solene Murayama arrendaram o antigo Pesqueiro Canoa Quebrada e inauguram o Pesqueiro Murayama, na Estrada da Parteira, que sai da Estrada da PL. Aposentado, o Sr. Murayama dedica-se agora à administração do pesqueiro com seus 20.000 m2 de espelho d’água nos seus 4 lagos. Além dos pescadores arujaenses o Sr. Murayama disse que a grande maioria vem da Zona Leste da cidade de São Paulo, muitos deles freqüentadores a mais de 5 anos.

        Vinda de uma família tradicional da área de restaurantes a dona Ermelinda Demarchi e o senhor Geraldo resolveram começar um pequeno restaurante em 2008 no sítio em que moram, na Estrada do Bonsucessinho. Geraldo Bigode, como é conhecido, veio de São Bernardo do Campo e trabalhou desde 1998 na Roger Galvanoplastia. Após a aposentadoria e por sugestão dos amigos que apreciavam a comida feita pela dona Ermelinda, começou o novo empreendimento que já atrai muitos clientes de toda a cidade. Hoje já está ampliando o local para receber 120 pessoas. Orgulha-se de ter uma coleção de cachaças artesanais sem igual, que oferece gratuitamente para a degustação dos seus clientes.

              Outro metalúrgico que resolveu adaptar sua área para fazer dela um pesqueiro foi o senhor Orlando Garcia Zacharias. Comprou a área em 1989 já com esta intenção e em Novembro de 2008, aposentado da Borlem, em Guarulhos, inaugurou o Pesqueiro Terapia, na Estrada da Panhinha. Em dois lagos o cliente pode pescar tilápias, trairas, pintados, dourados, tambacus, etc...

            Em 2010 mais dois novos pesqueiros foram inaugurados. Em Abril, numa área de 26 alqueires na Estrada dos Canjicas, o Pesqueiro Arujá foi inaugurado aplicando tudo o que há de mais moderno na atividade. Com 5 lagos, sendo 3 em uso, o pescador tem à sua disposição peixes carnívoros no lago principal (pirarara, cachapira, cachara, pacu, tambaqui, tambacu, pintado, jundiá-onça, entre outros), um lago exclusivo com tilápias e outro exclusivo com carpas (cabeçuda, espelho, capim e húngara). Como o local já estava praticamente direcionado para este empreendimento o proprietário não pensou duas vezes e resolveu adaptá-lo para um pesqueiro, mas um pesqueiro com a supervisão de um zootecnista e a preocupação com a acessibilidade de portadores de necessidades especiais, conforme relata o administrador, Roberto Martins de Lucca.

             Em Junho foi inaugurado o Pesqueiro Janela, também na Estrada da Penhinha, por Felipe Bruno Giannella, na área da família que já era um pesqueiro. Com dois lagos oferece além da pesca, passeios a cavalo e aos domingos música ao vivo no almoço caipira.

             Muitos dos pesqueiros cobram do cliente a modalidade “pesca esportiva”, onde devemos seguir algumas regras básicas: não usar anzol com farpa e ao apanhar o peixe este deve ser devolvido rapidamente à água, sem ferimento. Mas se o cliente quiser levar os peixes para casa serão pesados e cobrados conforme a tabela do pesqueiro.

             Todos estes empreendedores estão contribuindo para a abertura de um grande mercado para a nossa cidade. É um embrião que necessita de apoio oficial com orientações técnicas e financiamentos.

          Caminhando pela Estrada da Penhinha podemos encontrar vários pontos de venda de produtos agrícolas orgânicos (sem agrotóxicos), carvão, e a venda do João Capel, que vende galinhas, galos, patos, gansos, perus, galinha d’angola, ovos de galinha caipira e de pata e garante que se o cliente quiser, arranja até pavões. Além de tudo isto Arujá oferece nessa região vários sítios para locação.

       Na mesma estrada você encontra o GABA Aeromodelismo e Restaurante, empreendimento iniciado em 2004 por Vladimir Figueiredo, que trabalha na Petrobrás, no Aeroporto de Cumbica e tem paixão por aviões e helicópteros em miniatura. Embora existam pistas em Guararema, Jundiapeba e Mogi das Cruzes, esta é uma das únicas com a estrutura necessária para praticar o aeromodelismo com total segurança. Já conta com 50 associados praticantes além de ter instrutores no local para os iniciantes. Embora seja um empreendedor, tendo investido até num restaurante no local, Vladimir diz que a sua satisfação é poder curtir a sua paixão por aeromodelos.

             Na Estrada de Santa Isabel, sentido Itaquaquecetuba, ao lado da Ecogarden, foi inaugurado recentemente a Cabana do Queijo. Manoel e José Roberto, donos da Padaria Casa Portugal já são proprietários do Empório do Queijo, em Igaratá, e resolveram colocar os queijos e cachaças artesanais, biscoitos, doces caseiros, geléias, manteigas caseiras e artesanatos para venda aos moradores e turistas que passam por Arujá.

            Já no sentido Santa Isabel, no Km 48,5, em frente à Vila Arujá, Leandro e Rafael Rodrigues adaptaram a sua área para a prática de paintball. Numa extensa área de mata você pode praticar o esporte no cenário selva ou no cenário favela, em uma área de 1500 m2.

         Arujá não dá o devido apoio à sua própria divulgação ou, então, concede uma ajuda insignificante para tal, ignorando toda a força do turismo. Desta forma tem de recorrer aos seus empresários para se unirem na organização e divulgação do seu comércio. É preciso que a Prefeitura contribua com a parte que lhe cabe. Aliás, é a sua obrigação!

  Uma sugestão é que se crie, a exemplo de outras cidades, o CONTUR (Conselho Municipal de Turismo) para a conjugação de esforços entre o Poder Público e a Sociedade Civil, de caráter deliberativo e consultivo para o assessoramento da municipalidade em questões referentes ao desenvolvimento turístico do município.

BOXES

CANTINHO DA COMIDA MINEIRA – FOGÃO A LENHA
Estrada do Retiro, 222 – Tel.: 4653-4005
Horário: almoços aos sábados, domingos e feriados a partir das 12 hs. Para jantar ou almoço em outros dias somente com reserva.
Especialidades: toda a comida é feita no fogão a lenha com temperos caseiros, sem conservantes. Frango caipira com quiabo e torresmo, vaca atolada, feijoada, costela, dobradinha, rabada, pernil, costela de porco. Não deixe de experimentar o bolinho de inhame com ora-pro-nobis. Sobremesa incluída (doce de abóbora, arroz doce, canjicão). Bebidas a parte e a pinga é à vontade.
Preço único: R$ 17,00 por pessoa.

RESTAURANTE DA CHÁCARA
Est. do Bonsucessinho, Km 1 (entrada pela Est. da Penhinha, Km 5) – Tel.: 4651-5768
Horário: almoço e jantar todos os dias da semana até as 21 horas.
Especialidades: rabada (R$ 18,00), costelinha de porco assada (R$ 18,00), frango ao molho (R$ 15,00), feijoada (R$ 25,00), polenta frita. Aos domingos lagarto recheado ao molho madeira (R$ 18,00) e cupim assado com legumes (R$ 18,00). Bebidas e sobremesas (pudim, mousse de maracujá ou de chocolate) a parte. A pinga é à vontade.

PESQUEIRO E RESTAURANTE CHINA’S
Estr. da Penhinha, Km 6 – Tel.: 4652-2910
Restaurante: almoço todos os dias, jantar somente com reserva.
Especialidades: a tilápia a parmegiana e o filé de tilápia com camarão servem 2 pessoas à vontade. Tem ainda frango caipira, moqueca de peixe, yakissoba, leitão sob encomenda. Bebidas e sobremesas a parte. Pinga à vontade.
Pesqueiro: todos os dias das 7 às 17 horas. Três tanques no sistema por kg com entrada a R$ 5,00 onde você pesca tilápias (R$ 9,50/kg), pacus (R$ 10,00/kg), carpas (R$ 9,50/kg), cat-fish (R$ 10,00/kg), etc. Aluguel de equipamento. Aceita todos os cartões.

PESQUEIRO MURAYAMA
Estr. da Parteira (entrada pela Estr. da PL, Km 5) – Tel.: 2279-9967 ou 9547-5486
Horário do restaurante: de 4ª a 6ª feira sistema de Prato Feito a R$ 12,00; sábados, domingos e feriados sistema por quilo (R$ 20,00 por quilo). Aos sábados serve feijoada.
Pesqueiro: 4ª a Domingo das 7 às 18 horas. Quatro lagos, sendo um exclusivo com tilápias acima de 1 Kg.  Nos demais há pacus, carpas, cat-fish, trairas, matrinxãs. Pesca esportiva R$ 10,00 por pessoa e R$ 5,00 acompanhante. Trazer equipamento. Se quiser levar o peixe é só pagar pela tabela: tilápia e pacu (R$ 9,00/Kg), carpa (R$ 8,00/Kg), traíra (R$ 15,00/Kg), pintado (R$ 40,00/Kg).

PESQUEIRO TERAPIA
Estr. Esmeria Maria Rodrigues, 111 – Correias – Tel.: 4655-2549 ou 7205-8070
Restaurante: somente aos sábados e domingos servindo porções (isca de tilápia, meluza) e almoços.
Pesqueiro: dois lagos com tilápias, matrinxãs, traíras, pintados, dourados, pacus, tambacus. Funciona de 4ª a 2ª das 7 às 17 horas. Pesca esportiva a R$ 20,00 por pessoa ou R$ 7,00 se você for levar o peixe, sendo que o peixe já vai limpo: tilápia (R$ 8,50/Kg), pacu (R$ 10,50/Kg).
Site: www.pesqueiroterapia.com.br

PESQUEIRO ARUJÁ

Estr. dos Canjicas, 980 – Penhinha – Tel.: 4655-1174
Restaurante: de 5ª a Domingo servindo almoço. Durante o verão estará aberto também de 2ª a 4ª feira com serviço de lanchonete. Serviço a la carte servindo carnes, peixes, frango, crustáceos. O filé à parmegiana serve fartamente a 2 pessoas.
Pesqueiro: de 5ª a 2ª feira das 7 às 18 horas. Durante o verão estará aberto todos os dias. Pesca esportiva a R$ 20,00 por pessoa. Aceita todos os cartões.
Site: www.pesqueiroaruja.com.br



PESQUEIRO JANELA
Estr. da Penhinha, Km 4,5 – Tel.: 4651-5289 e 9543-8586
Restaurante: durante a semana almoço comercial, aos sábados e domingos self-service a R$ 15,00 por pessoa (crianças de até 5 anos não pagam e até 10 anos pagam meia). Domingos com música ao vivo.
Pesqueiro: de 3ª a Domingo e feriados das 7 às 17:30 horas. Pesca esportiva a R$ 15,00 por pessoa, sendo que mulheres e crianças não pagam entrada. Pesca por quilo R$ 5,00 de entrada mais o quilo do peixe pescado, por exemplo a tilápia sai a R$ 8,00 o quilo. Tem passeio de cavalo e playground.

JOÃO CAPEL
Estr. da Penhinha, 1301 – Tel.: 4655-1300 e 8185-9689
Especialidades: galinhas, galos, patos, gansos, perus, galinhas d’angola, ovos de galinha caipira, ovos de pata, doces, pimentas, batidas naturais.
Horário: de 3ª a Domingo das 8 às 18 horas.

PAINTBALL
Estr. Albino Rodrigues Neves, Km 48,5 (em frente à Vila Arujá) – Tel.: 4653-4534
Horário: todos os dias mediante agendamento.





GABA AEROMODELISMO E RESTAURANTE
Rua 58, nº 820 – Penhinha – Tel.: 4653-3214 e 9651-1119
Restaurante: sábados, domingos e feriados das 13 às 14:30 horas, sistema self-service a R$ 20,50 por pessoa. Porção de filet-mignon com calabresa, frango a passarinho e batata frita a R$ 54,00.  Drinks diversos e vinhos.
Pista: sábados, domingos e feriados das 8 às 17:30 horas. Aulas de aeromodelismo com aviões ou helicópteros.
Site: www.gaba.com.br 








Nenhum comentário:

Postar um comentário